Um dia apareceu-me lá em casa uma máquina de gelados. Primeira reacção: desconfiança. Tenho esta coisa de desgostar de máquinas de cozinha. Chamem-me da “velha escola” ou “velho do Restelo” mas gosto de cozinhar com as ferramentas mais básicas. E depois, não percebi. Então punha-se metade da maquineta no congelador e depois ficava-se dependente da acumulação térmica para criar gelado? Não me convenceu mesmo nada. Mas experimentei e correu bem. Rendi-me. Afinal esta maquineta tinha sido enviada pelos céus e não era obra do diabo. A minha primeira receita tirei-a de um qualquer website, não me recordo qual, e era uma senhora bomba calórica envolvendo Oreos, leite condensado e muita nata. Açúcar e gordura com fartura.
Seguiu-se pesquisa, leitura, investigação. E uma série de outras incursões prácticas que resultaram em gelados quase sempre bem conseguidos. Estava decidido: fazer gelados seria o meu próximo hobby.
Comecei a reunir as receitas que me resultavam bem, quer tivessem sido disponibilizadas por alguém ou criadas por mim. E de repente pensei… sei um pouco sobre o que é necessário para fazer blogues, tenho aqui esta informação a acumular-se, porque não publicar e partilhar?
E pronto. Daí ao aparecimento do Gelado de Morango – O Maravilhoso Mundo dos Gelados Caseiros foi um salto. Houve apenas que escolher o nome, registá-lo e começar. Em poucos dias estava pronto.
Bon apetit,
Ricardo Ribeiro