Calda de Morango

0
265

Experimentar fazer esta calda era um sonho antigo, impulsionado pelas memórias da saudosa Conchanata da gelataria Itália, na avenida da Igreja, em Lisboa. Muitos lisboetas, especialmente da minha geração, saberão do que falo. Quem experimentou nunca esquecerá aquela tigela de vidro em forma de concha contendo três ou quatro minúsculas bolas de gelado de primeira qualidade, de nata e morango, regadas por uma generosa porção de calda de morango.

Foi hoje o dia de lançar mãos à obra e partilho aqui a receita usada a pensar no gelado que deu origem a tudo isto, o gelado de morango. Que melhor complemento do que esta calda docinha de morango, sem químicos adicionados…?

Ingredientes

  • 500 g de morangos;
  • 80 ml de água;
  • 80 g de açúcar;
  • Sumo de meio limão.

Preparação

  1. Lave os morangos colocando de lado qualquer um que lhe pareça demasiado maduro ou verde e acima de tudo estragado. Basta um mau morango entre as dezenas que fazem as 500 g para arruinar o resultado final;
  2. Corte os pés dos morangos, a rama, e corte-os às fatias. Se forem muito grandes poderá cortá-los em metades antes de fatiar;
  3. Coloque-los numa caçarola ou pequena panela, adicionando o açúcar, a água e o sumo do limão;
  4. Leve a lume brando até levantar fervura e depois deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, durante 20 ou 30 minutos. Apague o lume quando a calda estiver a seu gosto, ou seja, mais ou menos densa.
  5. Deixe arrefecer e coloque num ou mais frascos de vidro, deixando no frigorífico para a próxima vez que servir gelado de morango ou qualquer outra coisa onde esta calda calhe bem.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here