Esta receita foi inteiramente criada por mim, quando procurava alternativas com um toque de álcool ao clássico gelado de rum com passas, que me resulta algo temperamental, umas vezes muito bom, outras nem tanto.
O meu estilo pessoal nesta fase da minha vida de apaixonado pela criação de gelados fica portanto marcada: poucos ingredientes, simplicidade na preparação.
Há contudo um risco nesta receita: o da concentração de açucares, gorduras e álcool impedir o preparado de congelar, ficando-se por uma deliciosa sobremesa que contudo ficará mais próxima de uma mousse do que de um gelado. Por isto é preciso cuidado e conter a tentação de adicionar um pouco de vinho a mais.
Note que é uma receita que rende pouco, em termos de quantidade final de gelado. Espere cerca de 800 ml de gelado.
Ingredientes
Preparação
- Corte as ameixas em pedaços pequenos e deixe de molho com o vinho do Porto;
- Bata as natas à parte até chegarem a ponto de castelo e reserve;
- Junte o leite condensado e as gemas às ameixas e vinho do Porto e triture com varinha mágica, escolhendo o tamanho dos fragmentos de fruta que deseja o gelado;
- Incorpore este preparado nas natas, mexendo bem;
- Leve à máquina de gelados.




[…] muito bem para trazer um toque de frescura a uma taça composta por sabores mais pesados, como o de ameixas com vinho do Porto ou o de requeijão. Adoro o seu toque ligeiramente ácido e a sua cor, diferente dos dominantes […]