Esta é uma solução super simples e rápida. Talvez o gelado mais simples e rápido que se pode preparar.
Basicamente, é pegar numas bananas, triturá-las e congelar. Simples de mais? Pode ser, mas o resultado é surpreendentemente saboroso e efectivo.
Até hesitei antes de publicar isto mas depois pus-me a matutar. Se foi preciso chegar aos 50 anos para descobrir que se podia fazer isto assim, se calhar há outras pessoas na mesma situação, até mais novas, e seria uma pena que tivesse que esperar tanto como eu até começarem a fazer estes gelados em dois minutos.
Ingredientes
- 2 Bananas, de preferência grandes e bem maduras;
- 2 Colheres de sopa de yogurt.
Preparação
Triture as bananas e o yogurt com varinha mágica, deite em formadas adequadas e leve ao congelador. Eu disse que era simples.
Notas
Esta é uma de muitas receitas (é tão simples que não sei se merece o nome de “receita”) que pode fazer com esta base: triturar, congelar.
É uma boa ideia para aplicar bananas que estejam a ficar maduras de mais para comer e se queira evitar deitar fora. Além disso, é um gelado bem docinho sem qualquer adição de açúcar para além do da própria fruta.
Se é vegan ou quer agradar a alguém que segue essa linha alimentar, pode fazê-lo sem yogurt. Essa foi aliás a minha primeira experiência e o resultado foi agradável. Só que ao adicionar yogurt está a enriquecer o preparado e a ganhar volume. Ou seja, vai obter mais gelado.
Se não tem problemas de dieta, escolhe o yogurt mais gordo que encontrar, para melhorar a consistência do gelado.
Sobre as formas

Pessoalmente uso umas coisas chamadas Chosigt, que são as formas vendidas no IKEA. Existem em dois jogos de cores, são baratas (2 Euros o conjunto de seis) e funcionais. O único problema é que por vezes são chatinhas para lavar, fica gelado preso nos cantinhos mais escondidos e é preciso usar uma escova de dentes para ficar impecável.
Para desenformar basta agarrar bem com a mão, que logo o quentinho da nossa pela fará soltar o gelado o suficiente para retirar da forma.
Não encha mesmo até cima. Caso contrário o pauzinho, ao entrar, vai fazer subir o nível e transbordar um pouco.


